Tubo de Aço Preto NBR 5590 SCH40: Robustez Certificada para Altas Exigências
Em sistemas industriais e de segurança predial, onde a condução de fluidos sob pressão é uma constante, a confiabilidade da tubulação é um pilar fundamental da operação e da segurança. O Tubo de Aço Carbono Preto, padrão Schedule 40 (SCH40), fabricado conforme a norma ABNT NBR 5590, representa a solução de alta resistência para as aplicações mais exigentes. Utilizado desde redes de combate a incêndio até linhas de vapor e gás na indústria, este tubo garante a integridade e a segurança necessárias onde a falha não é uma opção.
Comercializado em barras de 6 metros, este produto atende à certificação compulsória do Inmetro, assegurando que cada barra foi fabricada e testada para suportar as condições severas para as quais foi projetada.
1. Descrição Técnica
Este tubo é um produto de alta especificação técnica, projetado para suportar pressões de trabalho significativamente mais altas em comparação com tubos de parede mais fina.
- O que é "Schedule (SCH)"?
O termo "Schedule" é um padrão que classifica a espessura da parede de um tubo. Ele é resultado da fórmula SCH = P / S, onde 'P' é a pressão de trabalho e 'S' é a tensão admissível do material. Portanto, para um mesmo diâmetro,
quanto maior o Schedule, mais espessa a parede e maior a resistência do tubo à pressão. O SCH40 é considerado um padrão standard para uma vasta gama de aplicações de média a alta pressão2.
- Material e Fabricação:
- Material: Produzido em Aço Carbono de alta qualidade, com composição química controlada para garantir excelentes propriedades mecânicas e de soldabilidade.
- Tipos de Fabricação: Disponível em duas versões principais:
- Com Costura (Solda Longitudinal): Fabricado a partir de uma chapa de aço que é conformada e soldada longitudinalmente. Ideal para a maioria das aplicações de condução de fluidos, incluindo redes de incêndio.
- Sem Costura: Fabricado por um processo de perfuração de um cilindro de aço sólido. É a opção
mais indicada para aplicações de altíssima pressão, pois não possui uma zona de solda que possa ser um ponto de fragilidade.
- Normas e Certificações:
- ABNT NBR 5590: É a norma brasileira que especifica todos os requisitos para tubos de aço carbono para condução de fluidos, garantindo a padronização de dimensões, espessuras, propriedades mecânicas e ensaios obrigatórios. Esta norma é tecnicamente equivalente à norma internacional ASTM A53.
- Certificação INMETRO: A fabricação de tubos NBR 5590 no Brasil é de certificação compulsória, conforme a Portaria Inmetro nº 246/2016, assegurando um alto padrão de qualidade e segurança.
2. Tabelas de Especificações Técnicas
Características Dimensionais – Tubo de Aço Preto SCH40 NBR 5590
Esta tabela consolidada apresenta os dados técnicos para os tubos SCH40 (Standard - STD), disponíveis com acabamento preto (sem pintura) ou com pintura vermelha para identificação de redes de incêndio.
Diâmetro Nominal (NPS)
|
Diâmetro Externo (mm)
|
Espessura Parede (mm)
|
Massa (Kg/m)
|
Pressão de Teste (psi)
|
SKU (Sem Pintura)
|
SKU (Pintura Vermelha)
|
1/2"
|
21,30
|
2,77
|
1,26
|
---
|
2103
|
2116
|
3/4"
|
26,70
|
2,87
|
1,68
|
700
|
2104
|
2117
|
1"
|
33,70
|
3,38
|
2,50
|
700
|
2105
|
2118
|
1.1/4"
|
42,40
|
3,56
|
3,39
|
1300
|
2106
|
2119
|
1.1/2"
|
48,30
|
3,68
|
4,05
|
1300
|
2107
|
2120
|
2"
|
60,30
|
3,91
|
5,44
|
2500
|
2108
|
2121
|
2.1/2"
|
73,00
|
5,16
|
8,63
|
2500
|
2109
|
2122
|
3"
|
88,90
|
5,49
|
11,29
|
2660
|
2110
|
2123
|
4"
|
114,30
|
6,02
|
16,07
|
1740
|
2111
|
2124
|
5"
|
141,30
|
6,55
|
21,75
|
---
|
2112
|
2125
|
6"
|
168,30
|
7,11
|
28,26
|
---
|
2113
|
2126
|
8"
|
219,10
|
8,18
|
42,55
|
---
|
2114
|
2127
|
10"
|
273,00
|
9,27
|
60,29
|
---
|
2115
|
2128
|
|
Nota: A pressão de trabalho é 50% da pressão de teste.
|
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|
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Composição Química – Valores Máximos em Percentual (%)
Característica
|
Descrição
|
Carbono (C)
|
0,30
|
Manganês (Mn)
|
1,20
|
Fósforo (P)
|
0,05
|
Enxofre (S)
|
0,045
|
Cobre (Cu)
|
0,40
|
Níquel (Ni)
|
0,40
|
Cromo (Cr)
|
0,40
|
Molibdênio (Mo)
|
0,15
|
Vanádio (V)
|
0,08
|
Tolerâncias de Fabricação
Característica
|
Descrição
|
Comprimento
|
6 metros +/- 50mm
|
Espessura da Parede
|
-12,5%
|
Peso
|
+/- 10%
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Rebarba Interna
|
Removida para diâmetros > 20mm (3/4")
|
3. Comparativos e Diferenciais
- SCH40 vs. SCH10:
- Resistência à Pressão: O SCH40 possui uma parede significativamente mais espessa que o SCH10. Isso o torna a escolha correta para sistemas que operam com pressões mais elevadas, linhas de recalque de bombas de incêndio e aplicações industriais mais severas.
- Robustez Mecânica: A maior espessura oferece superior resistência a impactos, amassamentos e à corrosão ao longo do tempo.
- Aplicação: Enquanto o SCH10 é ideal para as "pontas" da rede de sprinklers (onde a pressão é menor), o SCH40 é a espinha dorsal da rede, utilizado nas tubulações principais, prumadas e onde a pressão do sistema é maior.
- Tubo Preto vs. Tubo Galvanizado:
- Aplicação: O tubo preto é a solução padrão para condução de água (como em redes de incêndio) e fluidos não corrosivos.
- Limitação: Não é indicado para condução de gases com umidade (como ar comprimido não tratado) ou água potável, pois a umidade pode causar corrosão interna. Para essas aplicações, o tubo galvanizado é a opção correta.
4. Amparo Técnico, Jurídico e Normativo
A tubulação de um sistema de combate a incêndio é um dos itens mais fiscalizados.
- ABNT NBR 5590: Garante a qualidade e a segurança intrínseca do produto. O uso de tubos que não atendam a esta norma é uma não conformidade grave de projeto e execução.
- IT-Bombeiros (Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros): As ITs de todos os estados (ex: IT-22 de SP para Sistemas de Hidrantes e Mangotinhos) exigem o uso de tubulações e acessórios que atendam às normas técnicas brasileiras. A utilização de materiais certificados como o tubo NBR 5590 é um pré-requisito para a aprovação do sistema e a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
- NR (Normas Regulamentadoras): A NR-23 (Proteção Contra Incêndios) exige a existência e a manutenção de equipamentos de combate a incêndio. Uma rede de hidrantes com tubulação danificada ou fora de norma representa um descumprimento da legislação trabalhista. A NR-11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais) e NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) são cruciais para a segurança no recebimento e instalação da tubulação.
- CREA: O engenheiro responsável pelo projeto de segurança contra incêndio (PSCIP) tem a responsabilidade legal de especificar materiais normatizados. A especificação de um tubo inadequado pode acarretar em responsabilidade civil e criminal em caso de falha do sistema.
5. Exemplos de Aplicação
- Redes de Incêndio: Aplicação principal em prumadas (colunas) e ramais principais de sistemas de hidrantes e sprinklers, especialmente em edifícios altos e indústrias.
- Indústria: Condução de vapor, ar comprimido (seco), óleos e outros fluidos em processos industriais de média e alta pressão.
- Usinas de Açúcar e Álcool: Em linhas de processo que exigem alta robustez mecânica.
- Construção Mecânica: Utilizado na fabricação de estruturas e equipamentos que necessitam de tubos de alta resistência.
6. Cenários: Consequências da Ausência vs. Vantagens da Presença
- Cenário da Ausência (Uso de tubo SCH10 em local de SCH40): Em um edifício de 20 andares, o projetista especifica tubo SCH40 para a prumada principal dos hidrantes, mas o construtor, para economizar, instala um SCH10. Durante um incêndio nos andares inferiores, a bomba de incêndio é acionada, pressurizando a rede. A tubulação de parede fina não suporta a pressão estática elevada da coluna d'água somada à pressão da bomba e se rompe, inundando a caixa de escada, cortando o fornecimento de água para os hidrantes dos andares superiores e tornando o combate ao fogo impossível.
- Vantagem do Tubo SCH40 Certificado: Na mesma situação, o tubo SCH40 NBR 5590 é instalado. A rede suporta a pressão máxima do sistema com total segurança, garantindo que todos os hidrantes da edificação estejam operacionais. A brigada de incêndio e o Corpo de Bombeiros têm um sistema confiável para combater o fogo, proteger vidas e o patrimônio.
7. Informações Fiscais e Logísticas
- NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): 7306.30.00 ("Outros tubos e perfis ocos, soldados, de seção circular, de ferro ou aço não ligado").
- GTIN/EAN: Varia conforme o diâmetro e o acabamento. Deve ser consultado na nota fiscal.
- Informação Tributária: Produto comercializado por empresa optante pelo Simples Nacional. O documento fiscal emitido não gera direito a crédito de ICMS.
8. ATENÇÃO - INFORMAÇÕES CRUCIAIS PARA RECEBIMENTO E MANUSEIO
- Transporte e Responsabilidade de Descarga:
- A entrega deste produto é realizada por transportadora contratada e terceirizada. Por se tratar de carga pesada e de grandes dimensões (barras de 6 metros), a responsabilidade por descarregar o material do caminhão é integralmente do COMPRADOR.
- O comprador deverá dispor de equipamentos próprios e adequados para o içamento e movimentação segura da carga, como empilhadeiras, pontes rolantes ou guindastes, bem como pessoal treinado para a operação.
- Não nos responsabilizamos pela retirada da carga do veículo transportador nem por quaisquer acidentes ou danos causados pelo comprador durante o processo de descarga. Ao optar por frete pago, entende-se que o cliente possui e se responsabiliza pela infraestrutura de recebimento.
- Segurança do Trabalho no Recebimento:
- O processo de descarga e movimentação dos tubos deve seguir rigorosamente os princípios de segurança estabelecidos pela ABNT e pelas Normas Regulamentadoras (NRs), como a NR-11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais) e a NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos).
- É obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como luvas de raspa ou vaqueta, capacete, óculos de segurança e botas com biqueira de aço.
- A área de descarga deve ser isolada e sinalizada. Nunca permita que pessoas não autorizadas permaneçam sob cargas suspensas.
- Taxa de Estadia (Demurrage):
- Atrasos no recebimento e descarregamento da carga poderão acarretar a cobrança de hora excedente do veículo transportador, a ser faturada via título bancário.
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